O projeto "In Synchro", resultado de uma parceria entre estudantes da ESAD Matosinhos, IED Milão e a ALADI, está patente na Estação de Metro Campo 24 de Agosto, integrado na Porto Design Bienal.
O projeto "In Synchro", que explora a sincronização empática e sensorial como via para novas formas de comunicação, está em exposição na Porto Design Bienal.
Uma equipa multidisciplinar de estudantes de Design de Produto da ESAD Matosinhos e do IED Milão dedicou-se, ao longo de vários meses, ao desenvolvimento de estratégias para criar dispositivos de estimulação sensorial. Este processo contou com a participação ativa das nossas Terapeutas Ocupacionais e utentes da ALADI.
Atualmente, o projeto avança para a fase de prototipagem de três dispositivos de conforto, concebidos para promover a estimulação sensorial e reforçar o bem-estar na instituição: Suzi (uma almofada respiratória, desenvolvida para proporcionar conforto e regularização do ritmo respiratório); Tide Memories (um tear adaptado, que oferece uma nova abordagem à atividade ocupacional e à expressão manual) e Porto-L (uma instalação audiovisual, que opera em tempo real, prometendo uma experiência imersiva e estimulante).
A iniciativa "In Synchro" está integrada no programa da Porto Design Bienal, que pode ser visitada na Estação de Metro Campo 24 de Agosto, no Porto.





